12/03/2019

Previdência Privada – Alternativa a Previdência Pública

Existe uma grande expectativa de Reforma da Previdência Pública no Brasil, e o Governo já encaminhou ao Congresso Nacional proposta para a Nova Previdência, que promete acabar com privilégios e garantir que os benefícios não consumam recursos que poderiam ir para a Saúde, Educação e Segurança.

Esta expectativa vem impulsionando o interesse pelos planos de previdência privada. O número de consultas e contratações de planos cresceu desde a divulgação desta intenção nas eleições presidenciais de 2018.

A busca por alternativas complementares no mercado financeiro e de seguros é considerada natural e reflete em parte a preocupação do brasileiro com a possibilidade de adiamento do momento da aposentadoria e até da redução dos benefícios concedidos atualmente. As pessoas estão percebendo que precisam pensar em alternativas para garantir uma aposentadoria com mais qualidade.

Importante salientar que o envelhecimento da população brasileira é um fenômeno recente, devido as melhorias nas condições de vida pelas quais o país passou nas últimas décadas, aumentou-se a expectativa de vida, e consequentemente a população idosa no Brasil.

No Brasil o aumento do número de idosos na população tem sido visto como um problema demográfico, principalmente devido ao pagamento da previdência social, pois aumenta os gastos públicos.

O setor previdenciário é um dos mais importantes quando se pensa na população idosa, uma vez que seu sustento sairá desse setor, a partir do pagamento de seus benefícios e aposentadorias.

Em um plano de Previdência Privada, a responsabilidade de pagamento dos benefícios é das empresas seguradoras ou dos bancos e todo o processo é regulado e fiscalizado pelo Governo. O aporte é uma aplicação adicional que o participante pode fazer ao seu plano, a qualquer momento, com o objetivo de aumentar o valor da renda mensal ou do resgate (benefício estimado).

Basicamente, existem dois tipos de previdência privada:

PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livre)

Recomendado para quem declara Imposto de Renda pelo modelo completo e possui renda definida. A base de cálculo para o pagamento de imposto pode ser reduzida, em relação aos valores aplicados no plano de previdência privada, até o limite de 12% da renda bruta tributável.

VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre)

Recomendado para quem declara Imposto de Renda pelo formulário simples. As contribuições não são dedutíveis na declaração do Imposto de Renda e a tributação acontece apenas sobre o valor do ganho de capital.

Saiba mais:

Previdência Privada

Deixe seu comentário

Deixe um comentário